top of page
Foto do escritorHIDROPAAS

Como realizar a Licença, Autorização, Outorga de Poço Artesiano? 2025


Para realizar a licença, autorização e/ou outorga de poço artesiano primeiramente é necessários contratar uma empresa que possua responsável técnico Geólogo ou Eng. de Minas, são os dois únicos profissionais habilitados para realizar outorga direito de uso de água de poço.


A partir da contratação de um profissional este tomará as devidas providencias e mostrará ao contratante as ações necessárias para executarem a outorga do poço.


Desta forma será realizado trabalho de outorga do poço contendo todas suas características e entregue ao departamento responsável, no Rio Grande do Sul se dá pela SEMA - DRH Departamento de Recursos Hídricos do Estado, em sua plataforma SIOUT.



O que precisar ser feito no Poço para conseguir a Outorga?

Para o DRH licenciar o poço, este precisa estar dentro das normas de perfuração e construção, algumas características mínimas são necessárias para licença do poço, são elas:


  • Análise físico-química e bacteriológica da água do poço;

  • Hidrômetros instalado na saída do poço;

  • Laje de proteção sanitária e grade no poço, que evite acesso de terceiros;

  • Dosador de cloro quando há consumo humano da água;

  • Teste de Bombeamento em poços tubulares profundos;

Outorga de Poço Artesiano
Outorga de Poço Artesiano

Essas são algumas das características que poço deve possuir para estar dentro das normas, porém o profissional contratado deverá realizar outros trabalhos, como construção de perfil geológico do poço, perfil construtivo, descrição da geologia, quanto a disponibilidade de água no aquífero, fontes poluidoras ao entorno, se há poços com até 500 metros de distância, geração de gráficos rebaixamento do nível x tempo, recuperação x tempo, cálculos de transmissividade, capacidade específica, entre outros.


Por isso é indicado sempre a contratação de profissional que já trabalhe na área, desta forma o contratante saberá previamente se é possível realizar a outorga do poço ou o que deverá ser feito para tal, desta forma evitando qualquer tipo de passivo ambiental e consequentemente multas, tanto pela mau execução do serviço ou uso indevido do poço.



E se eu não regularizar meu poço o que pode acontecer?

Eles estão na Política Nacional de recursos hídricos e são:


🚨 Multa Simples ou Diária de 100 reais a 50 milhões;


🚨 Crime ambiental, sujeito a detenção de 1 a 6 meses, Lei - LCA, número 9.605/1998.


🚨 Embargo provisório do empreendimento, de obras e/ou serviços, até que regularize o uso ou que cumpra com as condições da outorga;


🚨 Embargo definitivo com revogação (cancelamento) da outorga, recomposição e tamponamento dos poços;



Precisando de Outorga de Poço?


A empresa PAAS possui profissionais que trabalham a mais de 38 anos com licenciamento de poços artesianos no RS e SC, com centenas de poços licenciados. GARANTIMOS 100% a licença do seu poço deste que siga os critérios citados e os requisitos pelo profissional.


Teve interesse em licenciar seu recurso hídrico no RS ou SC? Clique Aqui ou na imagem a baixo que teremos prazer em ajudá-lo.




Empresas e técnicos podem trabalhar com a revenda dos serviços e assim ter um lucro extra.

Empresa Licenciada
5b2288700e571.png
download.jpg
  • facebook
  • instagram

RS 389 - Estrada do Mar, nº 3441, Km 06, Osório RS, Brasil - 95520000

Porto Alegre/ RS, Brasil - 90020180

Tel: (051) 99370-7417

E-mail: contato@paaspocosartesianos.com

©1985 by PAAS - Poços Artesianos e Água Subterrânea

bottom of page